Nossa Empresa
A história de nossa empresa na agropecuária começou há muitos anos atrás. Quando em 1940 Edmundo de Vasconcellos começou a se dedicar à pecuária, na cidade mineira, Resplendor dava o primeiro passo de uma grande jornada, que se transformou na saga de sua família e dele próprio. Homem progressista com uma mentalidade além de seu tempo, ele começou a selecionar suas matrizes, e a buscar a evolução de seu rebanho através da utilização do serviço de touros de genética superior.   
Seguindo seus passos seu filho José Santana de Vasconcellos, que sempre trabalhou ao lado do pai  inicia em 1979 seu próprio trabalho de seleção, realizando um cruzamento entre touros Nelores selecionados e fêmeas Indubrasiladas, na cidade de Carlos Chagas-MG, naquela época sem possuir ainda uma fazenda José Santana trabalhou em sociedade, fornecendo o rebanho que ao longo dos tempos foi ocupando diversas fazendas daquela região. 
Em 1982  José Santana adquire sua primeira fazenda, a Fazenda da Fortuna, que ocupa 1200 ha no município de Itabira. Certo de que o Cruzamento Industrial representava a evolução para a pecuária Brasileira, pesquisava dentre às raças européias a melhor opção de cruzamento com o gado Zebu. Em 1987 recebeu um material sobre a raça Simental, que lhe foi enviado por um criador de Governador Valadares, Vilson Cohen Persiano. Experimentou o cruzamento, e aprovou.  
Assim começou o seu trabalho de seleção da raça Simental. Em 1989 adquiriu 80 matrizes puras e mestiças, e ao lado de seu filho Bernardo de Vasconcellos, começou a realizar pesquisas e incrementos em seu criatório.  
Bernardo de Vasconcellos assumiu a administração dos trabalhos de cruzamento industrial realizados no norte de Minas, e durante dez anos realizou diversas experiências, dando prosseguimento à formação das fêmeas f1 Simental, e realizando com estas a formação de animais tricross, com várias raças Européias e Zebuínas.  
Nos últimos anos dirigiu os trabalhos de seleção da raça Simental na Fazenda da Fortuna, rebanho já consagrado em diversas exposições recebendo os mais importantes prêmios entre eles o titulo de melhor criador e expositor. Bernardo de Vasconcellos visitou os mais importantes trabalhos de produção de novilhos compostos nos Estados Unidos, e foi reunindo informações destes processos.  
Destas visitas uma conclusão ficou clara, os Brasileiros estão importando genética, o que é maravilhoso quando o que se traz tem à anexar a nossa pecuária, porém perigoso quando existe um apelo publicitário que de tão organizado, e intenso, super-valoriza virtudes e oculta deficiências. E mais grave é o desconhecimento do pecuarista em relação aos excelentes resultados produzidos por bem pautados trabalhos em nosso país. Era necessário que surgisse uma empresa que colocasse disponíveis os dados dos trabalhos nacionais, bem como seus bons produtos, tanto em seleção de raças puras como nos trabalhos de cruzamento, divulgando a potencialidade destes trabalhos que devem ser usados não apenas pelo Brasil mas pelo mundo. E além disto uma empresa que se preocupasse em realizar também importações, porem fazendo-o de maneira comprometida com a evolução de nosso rebanho, com critérios bem fixados e severos no que diz respeito à relevância das características à serem transmitidas e aproveitadas.  
Bernardo de Vasconcellos fundou com sua noiva, Adriana Vicintin, a empresa 2V LTDA. Adriana também vinha de uma tradição agropecuária. Filha de Ricardo Vicintin, titular do grupo Rima, um dos pioneiros da Metalurgia do Brasil e com diversos investimentos no setor agropecuário (charolês, Red Angus, cruzamento industrial, eqüinocultura, suinocultura e agricultura) sempre conheceu o setor e acompanhou seu pai em seu trabalho. E veio ainda acrescentar a sua experiência de comércio exterior, adquirida através de suas diversas pesquisas nos principais países relacionados com agronegócios do mundo e nas atividades de exportação do grupo Rima.   
Hoje o “Simental da Fortuna” tem um rebanho de 500 vacas puras, e uma produção de aproximadamente 300 touros/ano, instalados nas Fazendas da Fortuna e Santa Terezinha que ocupam uma área de 2000 ha na região de Itabira. Além disto o Grupo 2V continua o trabalho de cruzamento industrial, no norte de Minas, produzindo aproximadamente 10000 bezerros cruzados por ano, oriundos do cruzamento de diversas raças européias com o Zebu, além do envolvimento nas áreas de eqüinocultura e agricultura.  
A 2V agropecuária ampliou suas atividades atuando em consultoria e implantação de projetos, colocando sua experiência a serviço das agro-empresas do Brasil.  
Com o surgimento da 2V Genética, o Grupo 2V passou a atuar em todos segmentos do ramo com a dedicação e a exigência de qualidade, de quem está inserido no setor há 60 anos e conhece as realidades e necessidades do mesmo, realizando um trabalho direto do produtor para o produtor, com o respeito pela atividade que entre outras coisas se confunde com a nossa própria história.